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ATA DA 40ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PODER LEGISLATIVO DE HERVEIRA ANO 2023

Publicado em 14/11/2023, Por poder legislativo

ATA DA 40ª REUNIÃO ORDINÁRIA, DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 7ª LEGISLATURA DO PODER LEGISLATIVO DE HERVEIRAS, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, REALIZADA DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2023 NAS DEPENDÊNCIAS DA CÂMARA: O Senhor Presidente, Vereador Valdir Palhano de Siqueira saudou os colegas vereadores, vereadoras, Assessor Jurídico, servidores da casa, presente neste dia o Secretário Adjunto de Obras Gilmar Claas, pais de alunos, em especial agradeceu a presença das professoras da E.M.E.F. Mauricio Cardoso, a Aline, Inês e a Diretora Fernanda juntamente com os alunos presentes.  I - VERIFICAÇÃO DO QUÓRUM: Registrou a presença dos seguintes vereadores: Ana Francieli Rodrigues dos Santos, Antonio Gildasio Corte Vieira, Antonio Miguel Nunes de Moraes, Arceno de Bastos, Camila Maiara Bringmann, Darci de Bastos, João Alcemiro Claas, Paulo Roberto da Costa e Valdir Palhano de Siqueira. II - VOTAÇÃO DA ATA: O Senhor Presidente colocou em discussão a ata da 39ª Reunião Ordinária de 2023 realizada no dia 30 de outubro de 2023. Como não houve discussão foi posta em votação e aprovada por unanimidade entre os vereadores presentes. III - EXPEDIENTES: 1 - Edital de Notificação. Assunto: Notificação de recebimento de recursos para aquisição de implementos agrícolas. 2 - Ofício Interno nº 31/L/2023. Assunto: encaminhamento de Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal. IV - ESPAÇO DA TRIBUNA POPULAR: Professora Inês A. W. Bender: Desejou um boa noite a todos. Disse que lecionava Matemática na Mauricio Cardoso. Cumprimentou o Presidente, em nome dele todos os demais vereadores, o Assessor Jurídico, os funcionários da casa, a direção da escola e em nome dela os demais presentes, os alunos e os pais dos alunos. Destacou que realizou um Projeto de Educação Financeira com os alunos do 2º, 3º, 6º e 7º anos. Ressalvou que havia feito uma pergunta para os alunos sobre o que era educação financeira, de onde vinha o dinheiro e ela respondeu que era do trabalho diário dos pais para o sustento da família. Inicialmente assistiram a um vídeo, fizeram leitura de histórias para descobrir de onde vinha o dinheiro, como administrar ele, os gastos para não se endividar, para saber dar troco, conhecer as cédulas, as moedas e com isso foram desenvolvidas atividades em sala. Argumentou que tiveram jogos onde simularam a compra e nesta compra dar o troco, outra atividade prática desenvolvida com eles foi a vendinha onde colocaram preços nos objetos onde um vendia e o outro comprava, saber fazer o cálculo da a quantidade que devolvia e a que sobra, a soma dos valores dos produtos. Comentou que realizaram jogos como o banco imobiliário onde também tinha o cartão de crédito, entre outros jogos. Salientou que foram conhecer a Cooperativa Sicredi onde eles foram conhecer a história, a máquina de contar dinheiro, como funciona o caixa eletrônico, como se faz para abrir uma conta em banco, fazer um empréstimo. Ressalvou que outra atividade foi a visita ao mercado onde eles fizeram a compra de verdade, encheram a cestinha com materiais que depois no caixa só poderiam levar o valor que tinham e foi um grande aprendizado, pois não podia comprar tudo que vê pela frente, tinham que ter esse controle. Comentou que outra atividade foi onde houve a palestra com o Sicredi que foram até a escola explicar como funcionava e como se usava o dinheiro, desenvolvendo a educação financeira. Disse que sempre falava para eles qual a importância de saberem sobre o financeiro por que de certa forma vendiam o seu tempo para conseguirmos o dinheiro e se ele não era bem usado acabava sendo gasto em coisas desnecessárias. Reforçou sobre a questão de saberem fazer os cálculos direito, pois não sabendo o troco poderiam ser logrados, gastar demais, entrar em dívidas, fazer empréstimos com juros muito altos. Agradeceu a atenção e passou a palavra ao alunos. Aluno Gabriel Claas: Desejou um boa noite a todos, disse que era estudante da turma do 6º ano e que iria compartilhar sobre as aprendizagens desenvolvidas nas aulas de matemática com o projeto de educação financeira, desenvolvido pela professora Inês Bender. Ressalvou que as turmas do 6º e 7º ano participaram deste projeto que teve como atividade principal uma palestra em parceria com o Sicredi, com objetivo de contextualizar a Matemática da sala de aula com a nossa vida cotidiana. Aluno Yuri: Desejou uma boa noite a todos, aluno do 6º ano, disse que gostaria de compartilhar que com tais atividades foram desafiados a refletir sobre a importância de utilizar o dinheiro com consciência. Comentou que sobre a soma dos pequenos gastos do dia a dia, o quanto pequenas economias podem garantir o futuro com mais segurança financeira neste sentido. Argumentou que a palestra foi apresentada pela equipe do Sicredi e abordou um pouco sobre a história do cooperativismo no Rio Grande do Sul, sobre o que era cooperativa de créditos, dicas de como poupar o dinheiro no dia a dia, a respeito da importância de terem uma poupança desde cedo e outras contas bancárias. Professora Aline: Iniciou saudando a todos. Disse que era Professora de Língua Portuguesa e lecionava para os alunos do 6º ao 9º ano na E.M.E.F Maurício Cardoso. Agradeceu em nome da escola este espaço da Tribuna, pelo convite por parte da direção pela oportunidade de poderem compartilhar as suas práticas de ensino e aprendizagem neste espaço.  Diante disso, apresentou dois projetos: o primeiro deles era intitulado “mulheres que inspiram”, projeto que nasceu em março com ideia de abordarem o dia 08 de março de uma maneira mais significativa. Salientou que trabalharam diversos autores e personalidades femininas com os alunos com o intuito de refletir, se várias gerações nasciam e cresciam sem saber as pessoas que fizeram parte da sua história e que lugar no mundo estariam preparados para ocupar? Comentou que era preciso conhecer o seu passado, lutas, e nesse intuito esse projeto das “mulheres que nos inspiram” abordou não somente as mulheres do mundo, mas também  as mulheres da casa deles. Ressalvou que trabalharam com os alunos quais as mulheres que lhes inspiravam dentro de casa, na sua família. Acrescentou que várias disciplinas participaram também deste projeto com objetivo proporcionar o espaço de protagonismo e empoderamento dos jovens, não somente das meninas, mas também dos meninos. Argumentou que era necessário construção do espaço de diálogo de escuta que as expressões das ideias eram importantes mesmo que contrárias às vezes, que era necessário conversar e debater e foi uma construção coletiva este projeto. Comentou que perceberam que ainda hoje era necessário dar continuidade a estes espaços de escuta na escola. Ressaltou o importante papel que a escola desempenha não somente na relação de trabalhar os conteúdos, as disciplinas, matemática, português, mas também na preparação para vida que valorizavam na escola, o potencial de cada aluno. Ressalvou que este projeto teve início lá em março, mas que ele ainda tinha possibilidades de ser trabalhado ainda. Chamou então os alunos para dar continuidade explanado sobre outro projeto desenvolvido que era o clube do saber desenvolvido no turno inverso deles na escola. Aluna Kiara da Silva: Comentou que era aluna do 8º ano. Disse que a oficina pedagógica do clube do saber teve como a iniciativa na Secretaria Municipal de Educação, seu objetivo principal era incentivar e despertar a oralidade a leitura, a produção de escrita de maneira criativa e significativa. Salientou que a oficina teve início em meados do mês de março e era uma atividade que acontecia uma vez por semana na sexta-feira de tarde no contra turno da aula regular e era ofertada a participação de todos os alunos do sexto ao nono ano. Complementou que atualmente eram em torno de 12 alunos participando. Disse que para ela como aluna foi muito bom participar do clube do saber este ano e que algo que lhe marcou muito foi o jornal, pois lhe ajudou bastante na oralidade na questão da produção textual que foi onde ela pode construir textos criativos com assuntos que realmente gostava de falar. Contou que também os demais projetos lhe marcaram bastante, pois puderam ter bastante interações com os demais colegas, onde muitas vezes não conversavam por serem de outras turmas e com estes projetos eles se reuniram várias vezes e acabou conhecendo outros alunos realmente bem e fazendo novos amigos. Aluno Gabriel Claas: Disse que esta oficina trabalhava de forma ativa onde eram motivados a falar sobre os seus interesses e curiosidades, ajudavam a debater a pauta e construir a trajetória do aprendizado. Salientou que a professora Aline Voese era a sua orientadora, ela conduzia o debate, as pesquisas e a produção de conteúdo, buscando as melhores estratégias para que todos tenham envolvimento. Aluno Yuri: Disse que no memento o principal objetivo de conhecimento era o jornal da escola onde divulgavam as suas atividades da escola entre outros temas de interesse, eles têm uma página no Instagram onde publicam com mais frequência as suas atividades e pequenos textos. Professora Aline: Para finalizar gostaria de dizer que percebeu uma grande empolgação dos alunos com estes projetos, com esta oficina, e a aquisição dos notebooks para a escola havia dado uma motivação maior sendo que esperava poder dar continuidade no próximo ano, ampliando a oferta e qualificando a oficina. Vereador Valdir Palhano de Siqueira: Agradeceu a apresentação das professoras juntamente com os alunos da Mauricio Cardoso, era um momento que chamava a atenção dele e dos demais vereadores que estavam diante da população. Comentou que o intuito era trazer a escola para a Câmara por que acontecia de o vereador não estar apar dos projetos que aconteciam nas escolas e por isso surgiu a ideia de trazer a escola para valorizar o professor e os alunos. V - PAUTA: 1 - Projeto de Lei nº 050/E/23: Assunto: Autoriza o Poder Executivo contratar (01) um Psicólogo, em caráter emergencial, e dá outras providências. Tramitação: 4ª Reunião. 2 - Projeto de Lei nº 051/E/23: Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura, cria o Fundo Municipal de Cultura e institui o Plano Municipal de Cultura do Município de Herveiras/RS e dá outras providências. Tramitação: 4ª Reunião. 3 - Projeto de Lei nº 053/E/23: Assunto: Altera as disposições do art. 2º da Lei Municipal nº 578/2007 e dá outras providências. Tramitação: 3ª Reunião. 4 - Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Herveiras nº 01/L/23: Assunto: Altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Orgânica do Município de Herveiras, nos termos que seguem. Tramitação: 1ª Reunião. VI - DISCUSSÃO DA PAUTA: não houve discussão. VII - ORDEM DO DIA: não constou matéria. VIII - EXPLICAÇÕES PESSOAIS: Vereador João Alcemiro Claas: Saudou o senhor Presidente em nome dele os demais colegas vereadores e vereadoras, o Assessor Jurídico, os servidores da casa, em especial a comunidade que se fez presente, diretora da escola as professoras, Gilmar Claas, demais presentes e de maneira muito especial estes jovens que estavam lá naquele noite. O vereador disse ficar muito feliz de ver eles fazendo isso. Parabenizou as professoras pelo belíssimo trabalho que vinham fazendo não somente as professoras, mas todas as secretarais envolvidas, por que viam estes jovens bem novos se desempenhando na vida e isso ignificava um futuro perfeito, maravilhoso para estas crianças, por que praticamente todos os vereadores tiveram um passado diferente onde era mais difícil para estudar. Mencionou que atualmente era tudo mais fácil para as crianças, os colégios e a prefeitura ofereciam transporte e eles estavam aproveitando isso. Parabenizou as crianças por estarem aproveitando isso e aproveitassem por que o estudo era a única coisa que ninguém poderia tirar deles. Ressaltou que ficava feliz de estar nesta casa e ver eles se apresentar desta maneira. Disse que quando tinha esta idade não teria esta coragem de ir ali fazer o que eles fizeram naquele dia. Parabenizou toda a equipe envolvida, as professoras, todos os alunos. Enalteceu a fala do Presidente dizendo que esta casa estaria sempre de portas abertas para apresentarem projetos desta maneira. Agradeceu pelo espaço concedido e desejou uma abençoada semana a todos.  Vereadora Ana Francieli Rodrigues dos Santos: Saudou o senhor Presidente em nome dele os demais colegas vereadores e vereadora Camila, Assessor Jurídico Moisés, funcionários da casa, em nome das professoras da Mauricio Cardoso cumprimentou as demais pessoas naquela noite. Parabenizou os professores e os alunos pelos projetos envolvidos. Relatou que achava legal e nem imaginavam que tinham tantos projetos legais realizados por elas dentro das escola e só tinha a acrescentar aos alunos. Comentou que a educação financeira era algo muito importante e tinha que ser trabalhado por que muitas crianças realmente não tinham noção de onde vinha o dinheiro, só sabiam para que servia. Falou que era um trabalho muito bem desenvolvido pela professora Inês e também os projetos apresentados pela professora Aline. Ressalvou que elas foram suas professoras e que tinha orgulho de saber que estavam dando continuidade assim como foram sempre ótimas com ela com este trabalho bonito diante das escolas. Agradeceu elas pela disponibilidade de estarem ali fora do horário de trabalho delas, as crianças que saíram da escola e estavam ali apresentando estes projetos a eles. Deixou os agradecimentos por terem trazido não somente a eles, mas para todo o município, para a comunidade num todo aquilo que estavam apresentando e trabalhando dentro das escolas. Falou que achava que não era fácil estes turnos integrais que foi algo admirável para os pais, que para os professores também tiveram que aprender fora de seu turno, fazendo uma oficina, não diretamente naquela área que atuavam, mas estavam fazendo um belíssimo trabalho. Lembrou que havia comentado para o Professor Marlon que o seu filho Kauan não tinha nenhuma noção de como lidar numa horta e agora ele queria lidar e plantar árvores, que isso foi graças a um projeto feito por este professor na escola General Osório que era a horta escola. Salientou que naquele dia ele chegou em casa muito faceiro com um repolho da horta deles sendo que havia lhe dito que tinha ajudado a plantar. Ressaltou então o quanto era bom isso, sabiam que era cansativo, tinha dias que ele chegava em casa muito cansado, mas era gratificante saber que aquilo ali vai servir futuramente para ele dar valor principalmente as raízes de onde vieram. Falou por que quando tinha esta idade já trabalhavam, chegavam da escola tinha que ir lá ajudar em uma capina de fumo ou colher fumo. Salientou que ele estava aprendendo isso dentro da escola a cultivar sem ser obrigatório, mas iria levar para a vida com certeza, quem não queria ter uma horta em casa, poder colher um pé de alface daquilo que era produção própria. Comentou que entre tantos projetos que já vinham sendo apresentados, um dos mais importante e interessante que o outro. Reforçou os parabéns principalmente pela disponibilidade e por estes belos alunos que eles estão incentivando e ensinando nas escolas. Agradeceu pelo espaço e que Deus abençoasse a semana de todos. Vereador Antonio Gildasio Corte Vieira: Saudou o senhor Presidente em nome dele os demais colegas vereadores e vereadoras, o Assessor Jurídico, os servidores da casa, pessoas que lhes assistiam, entre elas principalmente a escola Mauricio que têm lhes visitado seguidamente nos últimos dias com projetos diferentes, levando conhecimento aos vereadores e ao mesmo tempo à população do que tem sido feito na Mauricio. Saudou o pessoal da sua terra o Delmar e a Rose juntamente com esta jovem que falou tão bonito, que terminou a fala dela dentro colocando seu pensamento para fora, falou palavras bonitas do que sentia e do que aprendeu neste projeto. Saudou também o Gilmar Claas que trabalhava na Secretaria de Obras, o Sidinei, como era bom ver eles nesta casa. Disse que lhe chamou a atenção sobre o carro de som que passou convidando pessoas para se inscrever na Prefeitura Municipal para trabalhar na China Tabacos Brasil de Venâncio Aires. Comentou que podia-se ver o quanto era difícil achar funcionários para trabalhar e não sabia o porquê que vinham buscar no interior, mas algo era bom, pois abria uma porta para aquela pessoa que no momento estava desempregada, que poça trabalhar fora e buscar este salário e gastar dentro do município. Salientou que se informou e este carro de som era pago pela própria empresa para ser feita esta propaganda que chamava as pessoas para se inscreverem e futuramente trabalharem na China Tabacos Brasil. Contou que a colheita de fumo havia começado em alguns locais do município há mais tempo, esperava que todos tivessem uma boa safra, colheita e principalmente uma boa venda. Acrescentou que fosse valorizado o principal produto que os agricultores produziam no município que era o fumo.  Falou que havia começado o plantio da soja, que os plantadores deste produto não vinham tendo muita sorte nos últimos anos devido à seca, este ano estava tendo mais chuvas e esperava que tivessem um plantio e principalmente uma colheita boa e que fosse valorizado este produto que era a soja. Salientou que quando viu a Professora Inês falando ficou pensando do tempo em que ia para a aula e do pouco estudo que tinham. Falou que tinham que agradecer de terem tido estudo ainda por que muitas pessoas da sua época mal sabiam escrever e não tinham esta chance. Comentou que transporte não tinham, atualmente havia uma educação diferenciada e eles iam lá para aprender o básico da educação. Ressalvou que nos dias atuais as series finais do município já faziam projetos desta magnitude e deixavam os pais felizes ao irem ali ver os filhos, falar o que estavam fazendo e aprendendo. Ressalvou que isso tudo quem estava ensinando eram os professores, o pessoal da escola que esta lá dando aquele apoio, merendeiras preparando alimentos de qualidade para que o aluno pudessem ficar neste turno integral, que muitos achavam que não era valioso. Ressaltou que achava muito valioso, muitos pais não queriam, cada um tinha um pensamento e que ele valorizava isso. Comentou que esperava que os alunos aproveitassem a chance que estavam tendo, que muitos não usufruíam esta chance que ele e muitos colegas não tiveram. Relatou que o Projeto do dinheiro foi muito interessante, hoje o aluno com 12, 13 anos já tinham seu telefone com PIX, o pai e a mãe já davam um dinheiro para eles e no seu tempo tinha que pedir um dinheiro para sair quando havia. Sobre a questão das mulheres, quando a Aline fez a colocação dela, pensou que na sua casa quem lhe inspirava era a sua companheira a Silvia, administrava a casa deles em todos os sentidos, desde o financeiro para cima e tinha que enxergar isso. Falou que tinham as discussões normais, mas sempre tinham que valorizar aquela pessoa que estava do seu lado com problema e na sua casa quem lhes inspirava era a sua esposa. Agradeceu pelo espaço e desejou uma abençoada semana a todos. Vereadora Camila Maiara Bringmann: Saudou o senhor Presidente, colegas vereadores e vereadora Ana, o Assessor Jurídico, funcionários da casa, aos professores que se fizeram presentes da Mauricio Cardoso, aos alunos, aos pais. Relatou que tinha conhecimento dos projetos praticamente na sua vida particular profissional, convivia com os projetos da Mauricio Cardoso. Disse que foi procurada pela professora Inês quando foi falado sobre a educação financeira, recebeu os alunos ali e disse que achou o máximo as crianças vindo com o seu dinheiro e as cestas enormes com várias coisas dentro. Acrescentou que alguns tinham material apenas coisas de comer, mas alguns tinham materiais escolares e isto lhe chamou a atenção, pois não pensaram só num doce, salgadinho, pensaram em levar um lápis uma caneta. Relatou que quando chegavam no caixa e na hora de pagar não dava, então tiveram que tirar itens, queriam levar, mas tinham que saber que não poderiam levar, outros pegavam uma coisa ou outra e já queriam levar um dinheirinho para casa, talvez ensinamento vindo de casa. Salientou que foi uma vivência muito boa de receber os alunos lá e ver a importância que a escola tem na vida financeira deles já demonstrando agora, muitos dos pais não acompanhavam os alunos, eles não vinham junto no mercado e era errado. Argumentou que eles tinham que ter limites em saber o que podiam e não podem comprar. Parabenizou a Professora Inês e a escola Mauricio Cardoso pelos projetos. Sobre o projeto da professora Aline do jornal também já fez parte, pois a Aline lhe explicou um dia sobre o adivinhe o perfil, uma parte também de descontrair quem estava fazendo parte dele. Comentou que fazia o aluno adivinhar por características quem era que estavam falando e a maioria deles adivinhava e ganhavam prêmios. Ressalvou que tinham sido parceiros nesta parte também e ficava feliz em fazer parte de coisas que engrandecem as crianças. Contou que não podiam pensar somente em si e sim na comunidade em geral. Sobre o projeto mulheres que inspiram lhe chamou a atenção, sempre tinham uma inspiração na vida e provavelmente seria a mãe. Relatou que um dia fazendo a rota tinham um caminhão no mercado aí o Eduardo lhe perguntou se queria dirigir o caminhão e ela disse será que conseguia. Falou que ele havia dito que se ela era capaz de dirigia a van, conseguiria dirigir um caminhão. Disse que resolveu dirigir, estavam lá na Linha Plums e neste dia tinha encontro lá na casa do Alan e da Cleusa com os alunos do Vale do Sol e nisso ela teve que parar o caminhão, pois os alunos estavam embarcando e alguns estavam sentados no barranco. Ressalvou que a professora havia dito “olha gurizada viu que mulher também pode dirigir um caminhão” e as meninas começaram a bater palmas. Relatou que ficou envergonhada e que nunca mais iria esquecer disso, depois a Natani havia lhe comentado que isso foi uma lição para eles que eles viram que tinha uma mulher dirigindo um caminhão, sendo que as mulheres poderiam ir onde queriam e poder conseguir o que almejavam. Salientou que outro exemplo eram ela, sua colega Ana e a vice-prefeita Carla que era a mulher na política e quem disse que não pode, pode sim e debatiam muita coisa. Relatou que a professora Carol lhe procurou e mandou um encarte em inglês de doces ou travessuras do Haloween sendo que achou muito interessante por que era uma criatividade muito além, no seu tempo tínhamos ensinamentos, a professora Aline também foi sua professora, mas não era tão avançado, algo mais enxuto por que não tinha a tecnologia que tinha hoje. Vereador Valdir Palhano de Siqueira: Agradeceu a direção da escola Mauricio Cardoso por estarem ali apresentando este projeto nesta casa, a importância que tinham a eles vereadores a presença deles nesta casa realizando estas apresentações. Agradeceu a administração em nome de todos os vereadores a cedência do veículo para os alunos que foram fazer o ENEM na data anterior em Santa Cruz do Sul. IX - ENCERRAMENTO: Não havendo mais nada a tratar o Presidente declarou encerrada a sessão e informou que a próxima reunião ocorreria no dia 13 de novembro de 2023, às 19 horas nas dependências da Câmara de Vereadores de Herveiras. Esta ata após aprovada deverá ser assinada pelos vereadores presentes na referida sessão.





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